| 20/01/2009 21h26min
O governo da Argentina disse que confia em que a mensagem transmitida por Barack Obama ao assumir hoje a presidência dos Estados Unidos se traduza em "mais multilateralismo", "mais economia real" e um maior diálogo com a América Latina.
— A posse de Obama é mais uma mostra da nova etapa mundial e dos novos desafios — afirmou o ministro das Relações Exteriores argentino, Jorge Taiana, em declarações divulgadas em Buenos Aires pela Chancelaria argentina.
Taiana acompanha a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, em sua visita oficial a Cuba. Ele afirmou que, "nesta nova etapa, tem que haver mais diálogo, mais respeito entre os países, mais atenção ao controle sobre o mercado para que tenha uma maior orientação em direção à economia real e ao desenvolvimento das economias e estruturas produtivas".
O chanceler avaliou a mensagem do novo presidente americano sobre "a necessidade de um olho sobre o mercado para que o mercado seja um
elemento dinamizador, junto ao
reconhecimento de uma situação complexa em nível financeiro e econômico mundial".
— Pessoalmente, parece-me um discurso importante e confio em que o mesmo se traduza em uma maior vocação pelo multilateralismo, e em um interesse no diálogo franco e horizontal com os países da região — afirmou Taiana.
Para o chefe da diplomacia argentina, "o discurso do agora presidente Obama foi um discurso com convicção, importante; onde se apontam as dificuldades que este novo período presidencial enfrenta".
> Saiba como foi a posse
> Confira o que ocorreu pela manhã
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.